A música tem presença muito forte na infância, acompanhando todo o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Das canções de ninar ouvidas desde a vida intra-uterina às canções que acompanham as brincadeiras – e isso para falar apenas das canções – os seres humanos vão criando as primeiras pontes. É um processo sonoro de descoberta e apropriação do mundo e de si. Na Musicalização, o contato entre as crianças e um educador musical pode enriquecer muito este processo. Este espaço não tem como foco o aprendizado de canto ou de um instrumento musical específico, nem mesmo visa a aquisição formal de conhecimentos teóricos como a leitura de partituras. Mas, então, qual é o foco da Musicalização? A própria criança e sua relação com a música. Neste espaço de desenvolvimento global, a criança enriquece não apenas seu repertório musical, mas amplia seu vocabulário e se aproxima de culturas diversas. O uso de instrumentos variados proporciona experiências de produção sonora também variadas, desenvolvendo a coordenação motora, a consciência da respiração e o tato no contato com diversos materiais. O contato não apenas com o instrumento fabricado é enriquecedor, mas a criação de instrumentos pelas próprias crianças pode ser orientada de maneira a fomentar pesquisas diversas e exige uma postura ativa. Além do contato com instrumentos e músicas da nossa cultura e de lugares distantes, as crianças descobrem, na Musicalização, que o próprio corpo pode ser o mais interessante dos instrumentos. O canto e a percussão corporal organizam idéias musicais e promovem a consciência corporal de maneira a torná-las mais complexas. O corpo, além de instrumento, se desenvolve também quando dança, como via expressiva na relação que as crianças têm com a música. A sensibilização aos sons do ambiente sejam eles naturais ou não, além dos sons das peças musicais, é ponto de grande importância na Musicalização. O espaço de Musicalização é, então, um espaço de desenvolvimento global da criança e que enriquece, entre tantas outras coisas, a relação que estabelecemos com a música na infância.
Prof.a Tamya Moreira – Licenciatura em Educação Musical pela UNICAMP; Doutoranda em Educação pela USP.
Se você já é aluno Chorus e tem filhos ou irmãos entre 8 meses e 6 anos entre em contato com a secretaria e conheça nossa promoção super especial.
Fale conosco e agende uma aula experimental sem compromisso.
Comentários