Ieda Cruz – Canto e Violão
Ieda Cruz é compositora, cantora e violonista. Formada em Ciências Sociais pela UNICAMP, estudou Canto Popular com ênfase em composição e arranjo na Faculdade Souza Lima – SP. Estudou violão clássico dos 12 aos 16 anos e violão popular com Ricardo Matsuda. Teve aulas de canto com Isa Taube, Cindy Borgani, Marcelo Onofre, Andrea dos Guimarães e Tatiana Parra.
Contemplado pelo edital FICC-gravação de CD, Ieda Cruz lançou seu primeiro CD autoral “Decote”, em 2011 no Almanaque Bar – Campinas. Desde o lançamento do CD, Ieda Cruz se apresentou em diversas unidades do SESC ( São Paulo – Bom Retiro, Belenzinho, Interlagos, Santana, Vila Mariana; Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Santos entre outras unidades), bem como em várias casas de shows. Ieda Cruz e a banda Nêga Madame já dividiram o palco com verdadeiras lendas da música popular brasileira como com a cantora Claudya e com o saudoso rei da soul music brasileira, Gerson King Combo.
No final de 2013, nasceu o espetáculo Bossa Negra, uma homenagem às músicas de Vinícius de Moraes e Baden Powell. A banda composta por excelentes músicos de Campinas – Ieda Cruz (voz e violão), Felipe Fidelis (baixo) , Ricardo Matsuda (violão acústico e viola) e Osmário Marinho (bateria) – teve a participação importante de um convidado muito especial: Marcel Powell, violonista virtuose filho do próprio Baden Powell.
Em 2018, o show “Ieda Canta Elis”, homenagem à grande cantora brasileira Elis Regina foi contemplado pelo Edital território SESI de música popular e circulou em 2018 e 2019 em diversas de suas unidades – Amoreiras (Campinas), Atibaia Sumaré, Jundiaí, Itu e Sumaré. Ainda em 2018, junto ao guitarrista Marcelo Modesto estreou o projeto de gyspsy jazz “IMmanouche”, que foi apresentado em setembro de 2018 no SESC Campinas, e em maio do mesmo ano no teatro municipal de Campinas, o teatro Castro Mendes. Em março de 2018 “Cozinha da Bebete”, projeto musical de samba-jazz foi apresentado também no SESC Campinas.
Em 2019, Ieda Cruz lança seu segundo disco autoral “Eletroxote e Outros Choques” junto à também cantora e compositora Joana Flor. A produção e gravação do CD foi possível graças ao patrocínio do FICC-gravação de CD pelo o qual foi contemplado. O show de lançamento foi realizado no dia 18/08/2019, no teatro Carlos Gomes, em Campinas, depois apresentado no bar Al Janiah, em São Paulo.
Ieda Cruz assina diversas trilhas dos espetáculos desses grupos. Em 2018 participou como atriz e intérprete do espetáculo “Vitória Régia” da cia K, que estreou em julho de 2018 no teatro Paulo Autran – sesc Pinheiros e ficou em cartaz de agosto a setembro no teatro Arthur Azevedo, na Mooca, em São Paulo.
Em 2015 o espetáculo músico-circense “Vento Brisa e Ventania”, do qual Ieda Cruz é idealizadora, compositora e realizadora, circulou por diversas cidades do Estado de São Paulo em cumprimento ao Edital ProAC artes de rua 2014. Em 2019 Ieda Cruz assinou em parceria com Thiago Liguori a trilha sonora do curta de Coraci Ruiz (Laboratório Cisco – Campinas) “Pluma Forte”, que será exibido na Inglaterra pelo Crossing The Screen Festival pelo qual foi oficialmente selecionado.
Comentários